Institucional
       
     
 

10/07/2008

BIBLIOTECA DA DS/RJ TRAZ NOVIDADES

A Biblioteca da Delegacia do Rio de Janeiro – Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal - possui os seguintes autores e obras: Marie France Hirigoyen “ Assédio Moral e Mal-Estar no trabalho ”, Roberto Heloani “Gestão e organização no capitalismo Globalizado ” e Arnaldo José França Mazzei Nogueira “ A liberdade Desfigurada”.

Marie France Hirigoyen, autora do livro “ Assédio Moral: a violência perversa no cotidiano” , é psiquiatra, psicanalista e psicoterapeuta de família. Em sua nova obra “ Mal-Estar no Trabalho: redefinindo o assédio moral ”, a autora relata a definição do assédio. Faz uma análise minuciosa sobre as características específicas da vítima, os casos de falsa alegação de assédio, a identificação do perfil do agressor, como separar o verdadeiro assédio do falso, quais os contextos de trabalho que favorecem procedimentos perversos, etc. A autora nos esclarece o grave problema do assédio sem esquivar-se de situações complexas e dedica a parte final do livro à prevenção tanto das empresas quanto das pessoas.

No livro “Gestão e organização no capitalismo Globalizado ” de Roberto Heloani, mestre em Administração, doutor em Psicologia de empresas e doutor em psicologia social, é abordado diversas formas históricas de controle sobre o trabalho, desde o processo das teorias administrativas clássicas (Taylorismo e Fordismo), até as propostas mais recentes de Gestão no capitalismo Globalizado. Trata-se, de um livro recomendado a todos aqueles interessados em compreender a dinâmica e relação entre o trabalho e formação humana.

Na obra “A liberdade desfigurada: a trajetória do Sindicalismo no setor público brasileiro” do autor Arnaldo Mazzei Nogueira, trata as tendências atuais do sindicalismo no Estado, mostrando os distintos caminhos seguidos pela organização dos trabalhadores do setor público, desde os que praticam um sindicalismo combativo e de classe, até aqueles com uma prática de negócios e os que se têm nos limites do puro assistencialismo sindical.

A Biblioteca Unafisco da DS/ RJ apresenta importantes obras em destaque, tais como: “ Confissões de um assassino Econômico” de John Perkins; “ O debate sobre a centralidade do trabalho” de José Henrique Carvalho Organista; “ História dos M ovimentos Sociais: a construção da cidadania dos brasileiros” de Maria Glória Gohn; e a “ Formação Sindical: história de uma prática cultural” de Silva Maria Manfredi.

Além do assunto citado acima, o acervo da biblioteca do sindicato oferece obras de diversas áreas específicas: Jurisprudência; Contabilidade; Literatura; História; Filosofia e Sociologia.