Versão
PDF
Institucional Legislação
       
     
 

Informe
UNAFISCO SINDICAL
Rio de Janeiro

Boletim n° 108                                                         Rio de Janeiro, 17 de julho de 2003

Rio quer greve por tempo indeterminado

Os Auditores-Fiscais da Receita Federal do Rio de Janeiro votaram pela greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 22. O resultado final depende agora da votação nacional.

A assembléia teve boa participação, com 244 AFRF presentes, mas o momento exige participação efetiva e mobilização ainda mais forte. Em 2000, quando a situação não era tão grave quanto hoje, tivemos assembléias com 600 AFRF. E mesmo este ano, na assembléia de 03/07, tivemos 351 AFRF presentes.

O diretor da Associação dos Servidores da Prev-Rio/ ASPREV, Arlei Assucena, participou da Assembléia e deu informes sobre a situação da greve nas três esferas públicas. Arlei destacou a importância dos AFRF para a mobilização dos servidores públicos e lembrou a participação ativa do Unafisco no Fórum Fluminense em Defesa da Previdência Pública. "Os auditores conseguiram ampliar a visão sobre as razões da greve, superando os objetivos corporativos para atuar em favor do Estado brasileiro" — declarou Arlei.

Sobre a greve, disse que os resultados alcançados até agora superam as expectativas. Algumas categorias já partiram para greve por tempo indeterminado, outras têm feito paralisações de 48 ou 72 horas e ainda temos servidores que ainda não entraram em greve, mas de um modo geral, o resultado é muito positivo. "Temos que trazer estes companheiros" — resumiu.

O Fórum Fluminense está estimulando que servidores federais, estaduais e municipais participem de assembléias de outras categorias, como estratégia de integração nas três esferas. Outras deliberações importantes do Fórum foram anunciadas na assembléia. Na próxima semana haverá uma atividade chamada de Serviço Público na Praça, quando diversos órgãos prestarão serviços à população e mostrarão como funciona o seu trabalho. A atividade visa aproximar os servidores da sociedade e explicar as razões da greve e da rejeição à proposta de reforma da Previdência.

Outra iniciativa inovadora é realização, dentro de aproximadamente 15 dias, de uma Assembléia Pública Unitária, com servidores das três esferas, em público, provavelmente na Cinelândia. A programação cumpre os dois objetivos: integra os servidores e expõe à população os argumentos contrários à reforma.

Técnicos estão na luta - Os Técnicos da Receita Federal (TRF) decidiram reconsiderar a decisão de paralisar por 48 horas e decidiram ampliar a paralisação para 72 horas na próxima semana, nos dias 22, 23 e 24.

Plenária Regional reforça organização do movimento

A Plenária Regional de Mobilização da 7ª Região Fiscal, realizada no Rio de Janeiro, dia 16, teve a participação de 39 AFRF das quatro DS do Rio e Espírito Santo (Rio de Janeiro, Campos/Macaé, Niterói e Vitória). Durante todo o dia, das às 18h, houve muita troca de informação sobre como está a mobilização em cada unidade. A greve vai bem em muitos lugares e enfrenta dificuldades em outros. A Plenária decidiu organizar caravanas aos pontos mais críticos, onde o movimento encontra resistências.

Aos poucos, o Unafisco vem se estruturando para enfrentar uma jornada de mobilizações com tempo indeterminado, a depender do ritmo de votação no Congresso Nacional e da própria mobilização, que pode — assim esperamos — provocar novos recuos na postura do governo e defecções entre os parlamentares que se dizem favoráveis à reforma.

A Plenária elegeu o Comando Regional de Greve, composto por 9 auditores do Rio, 2 de Campos, 4 de Niterói e 5 de Vitória. Também foram escolhidos 6 auditores para integrar o Comando Nacional, sendo dois da DS/RJ: Carlos Eduardo dos Santos Baptista e Luis Carlos Alves.

Plenária Nacional e Encontro das Três Esferas serão na próxima semana, em Brasília

A Assembléia elegeu os delegados da DS na Plenária Nacional, dias 22 e 23. Também no dia 23, haverá uma visita aos parlamentares.

Os mesmos AFRF que saíram como delegados estarão representando a categoria na Plenária da CNESF em Brasília, dia 24.

Contra a privatização da Previdência

e o desmonte do EstadoASSEMBLÉIA NACIONAL NO RIO • 17 DE JULHO

 

MAPA DE VOTAÇÃO

1. Continuidade das paralisações da categoria

 
Aeroporto
Porto
N. Iguaçu
Min. Fazenda
DRJ Ipanema
TOTAL
A FAVOR
32
27
20
144
--
228
CONTRA
--
--
--
--
--
--
ABSTENÇÕES
--
--
02
01
13
16

2. Em caso de aprovação do indicativo 1, os AFRFs devem realizar: Aeroporto Porto N. Iguaçu Min. Fazenda DRJ Ipanema TOTAL

 
Aeroporto
Porto
N. Iguaçu
Min. Fazenda
DRJ Ipanema
TOTAL
Greve por tempo indeterminado a partir de 22 de julho
28
01
10
106
--
144
Paralisação por tempo determinado na semana que vem
03
26
10
36
--
75
ABSTENÇÕES
01
--
02
08
13
25

3. Em caso de aprovação do item "b" do indicativo 2, em nível nacional, a categoria realizará paralisação por tempo determinado na semana que vem:

 
Aeroporto
Porto
N. Iguaçu
Min. Fazenda
DRJ Ipanema
TOTAL
por 72 horas, de 22 (terça) a 24 (quinta-feira) de julho
02
27
--
04
--
33
por 96 horas, de 22 (terça) a 25 (sexta-feira) de julho
29
--
20
142
--
191
ABSTENÇÕES
01
--
02
04
13
20


4. Utilização de recursos do Fundo de Mobilização para despesas de passagens e hospedagem para a realização da Plenária Nacional de Mobilização nos dias 22 e 23 de julho, em Brasília:

 
Aeroporto
Porto
N. Iguaçu
Min. Fazenda
DRJ Ipanema
TOTAL
A FAVOR
32
27
22
149
12
242
CONTRA
--
--
--
--
01
01
ABSTENÇÕES
--
--
--
01
--
01