|
Informe
UNAFISCO SINDICAL
Rio de Janeiro
|
Boletim n° 271 Rio de Janeiro, 13 de maio de 2008
|
UNAFISCO REALIZA PASSEIO HISTÓRICO
Um lugar de natureza bela, cheio de encantos, deitada entre a Mata Atlântica e o mar, uma cidade pequena que revela o traçado dos tempos coloniais... Paraty! Uma das cidades brasileiras de maior afluxo turístico.
 
No último feriado prolongado, entre os dias 01 e 04 de maio de 2008, a DS (Delegacia Sindical) do Rio de Janeiro promoveu um passeio histórico-cultural à Paraty, cidade localizada no extremo sul do Rio de Janeiro.

O evento que foi organizado pela Diretora de Aposentados da DS/RJ, Gláudia Mamede , contou com a participação de 30 auditores-fiscais (ativos e aposentados) e convidados, somando um total de 49 pessoas.
Além do significado que retoma o passado e a pousada aconchegante, os colegas puderam desfrutar também de três maravilhosos passeios: City Tour, Jeep Tour e escuna.

No primeiro dia (01/5), o grupo fez um passeio histórico através do City Tour – uma caminhada no Centro Histórico – com auxílio de um Guia, onde foi possível conhecer a narrativa do lugar e caminhar pelas estradas construídas pelos escravos entre os séculos XVII e XIX.
O Jeep Tour (com duração de 6 horas) marcou o segundo dia do grupo com diversas atividades: passeio pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina; cachoeira; almoço na Fazenda Murycana (comida à lenha) e dois Alambiques. O grupo vivenciou a história do Brasil, no período colonial, marcada pelo ciclo do ouro, do café e cana-de-açúcar.
Colegas Auditores-Fiscais se divertem num passeio pelo mar! O sol favoreceu o mergulho.
  
No terceiro dia, os colegas apreciaram belas paisagens naturais através do passeio de escuna, com duração de cinco horas e almoço a bordo. A embarcação fez quatro paradas: Ilha Comprida; Praia Vermelha; Praia da Quita e Praia Jurumirim. À noite, os colegas tiveram um jantar de confraternização oferecido pelo Unafisco, no restaurante Grill Aconchego.
No dia seguinte (4/5), o grupo se despediu da antiga cidade após o café da manhã.

Durante a viagem (ida e volta) os colegas degustaram um delicioso café e pão de queijo oferecido pelo auditor-fiscal aposentado, Acácio Aníbal, na lanchonete do seu Posto Verolme, Km 83 da Rio Santos .
A velha cidade histórica deixou boas lembranças na mente de cada participante.
Confira!
“O passeio de escuna foi maravilhoso. A companhia dos colegas animados, simpáticos, fecharam com chave de ouro, deixando muitas saudades”.
Auditora Meirise Rosemberg
“O passeio foi muito agradável. O grupo, o serviço de turismo e a pousada escolhida, bem como a disponibilidade da Gláudia em resolver eventuais problemas, tudo foi perfeito! Espero que novos eventos aconteçam, pois unem mais as pessoas”.
Auditora Jane Cristina Berto
“A Diretora de Aposentados, Gláudia Mamede, assumiu dizendo de imediato a quê veio. Proporcionou-nos uma palestra de primeira, feita pelo médico-escritor Dr. Luiz Gondin, que discorreu, entre outros assuntos, sobre as várias facetas do amor na terceira idade, e o fez com leveza e sabedoria, agradando a todos. Agendou, também, duas idas ao teatro com preços módicos escolhendo peças brilhantes; e promete mais. Não pensem que se limitou a isso. Enveredando pela área de turismo, organizou uma excursão a Paraty, apenas a primeira da série que pretende levar a termo na sua gestão.
Paraty, tombada pelo Patrimônio Histórico, mantém suas características de cidade colonial, com prédios que remontam aos séculos XVIII e XIX, preservados e constantemente restaurados para se manterem em bom estado. Com o Centro Histórico cercado por correntes, nos conduz de volta ao passado onde prédios externamente antigos abrigam hotéis, pousadas e restaurantes com o que há de mais moderno e confortável. Em matéria de comidas há predominância de peixes e frutos do mar, tudo fresquinho.
As atividades para o turista são múltiplas, desde a visitação a fazendas, alambiques, até exposição de orquídeas e bromélias e passeios de escuna pelas ilhas próximas. No comércio encontram-se camisetas, artesanato, cachaça e doces caseiros. Tudo isso a excursão nos proporcionou. Tenho certeza de que Gláudia não pára por aí. Já arquiteta novos planos e estaremos de olho para não perdermos nada”.
Auditora aposentada Alda Estelita
"Por salários justos, valorização, dignidade, paridade e SOLIDARIEDADE! Em meio a esta luta que não tem fim, PARATY veio pra nós como um breve refúgio aconchegante. Linda, chuvosa, ensolarada, reuniu ativos e aposentados que apostaram neste maravilhoso encontro. E devemos tudo o que lá vivemos a nossa querida Glaudia. Obrigada!“.
Sonia Mesentier
“Estou feliz porque a viagem a Paraty foi muito divertida, agradável e instrutiva. Estou certa, também de que o sucesso do passeio dependeu dos colegas e amigos que participaram, com alegria e camaradagem. Sei que este período pelo qual estamos passando, com greve e mobilização, é muito estressante, por isso é muito bom termos estas tréguas de amenidades e paz. Pretendo continuar sugerindo programas culturais, passeios e atividades festivas. Agradeço o apoio e a participação dos colegas”.
Gláudia Mamede
Diretora de Aposentados
“Fui a Paraty há algum tempo. Aparentemente continua a mesma, mas cresceu muito em infra-estrutura. O casario foi quase todo transformado em pousadas, restaurante, bares, sorveterias, “cachaçarias”, casa de doces , lojas de souvenir e galerias de arte (pintura, cerâmica, móveis, objetos decorativos). A fachada mantida sem alteração e os interiores com adaptações interessantíssimas. Ficamos na Pousada do Príncipe, a cerca de 200 metros do Centro Histórico. Construção antiga, com dois pisos, piscina, sem luxo, mas atendeu plenamente as nossas necessidades. Visitamos alambiques, degustamos pinga da boa, vimos até uma casa de farinha. Na fazenda Murycana almoçamos, sabe o que? Leitão a pururuca, couve à mineira, tutu e arroz branco. De lamber os beiços. Não fiz o passeio de barco, entretanto, pelos depoimentos foi ótimo. Durante a viagem, as paradas foram oportunas, na hora certa, principalmente, a que fizemos em Angra dos Reis. Pois ali, no “Coisas da Terra” (anexa a loja de artesanato,decoração, presentes, “souvenir”), de propriedade do nosso colega aposentado, Acácio, foi-nos servido, graciosamente, café com pão de queijo quentinho. Tudo perfeito. Desde o embarque na Rua Debret até o retorno no Santos Dumont. Pontualidade britânica. O melhor de tudo foi a interação entre colegas ativos e aposentados, convidados, cônjuges, filhos, sobrinhos. Um LUXO”. Ficou um gostinho de quero mais!
Telma Brigido Pio
“De parabéns Gláudia e equipe organizadora do passeio à Paraty!
Foi uma delicia viajar na companhia de colegas que há muito não víamos. Tivemos muitos integrantes e o roteiro traçado seguido à risca, incluía diversas Igrejas e a transformada em Museu. O passeio de barco nota 10! A cidade é encantadora, apreciamos tudo que existe por lá até a cachaça! Merece parabéns também pela criatividade do roteiro. Enfim, gostei demais da organização e do bom atendimento. Obrigada pela simpatia e carinho com que cuidaram de todos!
Tomo a liberdade, em nome dos aposentados, de agradecer, e já estou me preparando para o próximo passeio”.
Auditora aposentada Neusa Busatto Costa
Diretoria do Unafisco Sindical no Rio de Janeiro
|
|
 |